Vinhos Especiais

Porque são os nossos vinhos tão diferentes e especiais:

O Microclima único da Vidigueira

As nossas vinhas estão integradas na Sub-Região DOC de Vidigueira. O microclima nesta região revela um conjunto de especificidades que fazem com que as condições para a produção de vinho sejam únicas: uma exposição solar perfeita, verões quentes e secos, temperados com uma brisa fresca do Atlântico e uma significativa variação entre a temperatura da noite e a do dia.

O Terroir de Xisto

Ao microclima específico da Vidigueira juntam-se os solos de xisto característicos da nossa herdade e que, por sua vez, originam vinhos cheios de frescura e mineralidade. Os vinhos do Alentejo são, em geral, encorpados e suaves. As nuances, ainda que subtis, são um resultado direto dos terroirs e das diferentes condições climáticas onde os vinhos nascem.

Vindima Manual

Na Ribafreixo Wines acreditamos que um dos fatores que contribui significativamente (cerca de 80%) para a elaboração de um bom vinho é a forma como a vindima é feita e as condições em que as uvas são apresentadas à porta da adega. O trabalho agrícola, realizado ao longo do ano na vinha, é crucial para o bem-estar e qualidade da uva. O culminar desse cuidado continuado e meticuloso é a vindima, razão pela qual optamos que as nossas uvas sejam cuidadosamente colhidas à mão, sem recorrer a qualquer tipo de maquinaria que possa pôr em causa as nossas uvas. Todos os anos, por altura de meados de Agosto, as nossas vinhas são “pintadas” com o pessoal experiente do campo, proveniente da Vidigueira, que conhece esta terra e que a cuida como ninguém.

Somos Amigos do Ambiente

Na Ribafreixo Wines a preocupação com a sustentabilidade e com o impacto ecológico/ ambiental surge logo, desde início, na vinha e no trabalho de campo. Orgulhamo-nos de ter uma produção 100% integrada, uma prática “alternativa” que se situa entre a produção agrícola normal e a agricultura biológica, sendo esta última uma impossibilidade dada a dimensão das nossas vinhas. A implementação da produção integrada faz com que sigamos rigorosamente o manual das boas práticas agrícolas, podendo assim dar o nosso contributo para uma agricultura mais sustentável. No final, o resultado mais esperado é a chegada da uva mais sã e saudável à porta da adega, fator que contribui intensamente (cerca de 80%) para a qualidade dos vinhos que produzimos.